Inea – Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro forma 45 novos guarda-parques

Profissionais começam a atuar em quatro unidades estaduais

 
As unidades de conservação estaduais ganham reforço na sua equipe de guarda-parques. A cerimônia de formatura de 45 guarda-parques foi realizada 14/08, no auditório do Inea Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro.
 
Os novos profissionais começarão a atuar de imediato nos Parques estaduais dos Três Picos, na Região Serrana; de Ilha Grande, no Sul Fluminense; na Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio; e na Serra da Tiririca, que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, dentre outras unidades de conservação.
 
Após participar de um processo seletivo, os novos guarda-parques passaram por um curso de capacitação com carga horária de 232 horas onde foram abordados os temas legislação ambiental, combate a incêndios florestais, geoprocessamento, busca e salvamento e primeiros socorros. Com esse reforço, os parques estaduais passarão a contar com 204 guarda-parques.
 
Os guarda-parques têm como atribuições, além de orientar visitantes, prevenir e combater incêndios florestais, realizar ações de busca e salvamento e apoiar atividades de educação.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.