Jucerja inaugura unidade em Duque de Caxias na Baixada Fluminense

Legalização e abertura de empresas são feitas com agilidade A Delegacia da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) de Duque de Caxias já conta com um sistema online para a emissão de alvará e registros empresariais, permitindo legalizar ou abrir empresas com maior agilidade. Todos os processos serão efetivados por meio do Leia mais… »

Simples Nacional 2018: Confira as mudanças

Quando falamos em regimes de tributação temos o Simples Nacional, o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Lucro Arbitrado. Explicando cada um deles de maneira resumida, o Simples Nacional é uma opção tributária para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano e não desenvolvam atividades impeditivas para esse perfil, como por exemplo: empresas de Leia mais… »

Secretaria de Fazenda e Planejamento (Sefaz) do Estado do Rio de Janeiro lança o seu novo Portal

A Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento (Sefaz) lança o seu novo Portal, com um layout mais moderno e diversas funcionalidades, que engloba uma série de serviços para os servidores, contribuintes e fornecedores do Estado. Desenvolvido e executado pela equipe de Tecnologia da Informação da Sefaz, o Portal www.fazenda.rj.gov.br continuará com o mesmo endereço e Leia mais… »

Tudo sobre as diferenças entre MEI, ME, EI, EPP, EIRELI, SA e Ltda.

Um mundo de siglas: MEI, ME, EI, EPP, EIRELI, SA e Ltda. Saber sobre elas é fundamental para quem está pensando em abrir uma empresa ou para casos que a empresa precisa mudar seu formato jurídico ou porte. Isso porque a partir do conhecimento de constituição de empresas será possível estabelecer o que está de Leia mais… »

Inea – Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro forma 45 novos guarda-parques

Profissionais começam a atuar em quatro unidades estaduais   As unidades de conservação estaduais ganham reforço na sua equipe de guarda-parques. A cerimônia de formatura de 45 guarda-parques foi realizada 14/08, no auditório do Inea Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro.   Os novos profissionais começarão a atuar de imediato nos Parques estaduais Leia mais… »

Licença Ambiental, Licenciamento Ambiental Municipal, Prefeitura do Rio de Janeiro

O Licenciamento Ambinetal é um dos instrumentos de gestão ambiental da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente – SECONSERMA, da Prefeitura do Rio de Janeiro, para licenciar a localização, construção, instalação, modificação, operação e ampliação de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores, bem como o uso e a exploração de recursos ambientais de qualquer natureza.  Leia mais… »

Licenciamentos Ambientais INEA Instituto Estadual do Ambiente RJ: Onde e como Licenciar

Licenciamento Licenciamento para empreendimento/atividade novo Etapa seguinte do processo de licenciamento (próximas licenças) Renovação de licenças Outorga (para uso de água de fontes alternativas) Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (para extração de água subterrânea maior que 5.000 L/dia ou captação de água superficial maior que 34.560 L/dia ou vazão maior que 0,4 Leia mais… »

O que fazer na perda, extravio ou inutilização de livros fiscais?

Ocorrendo a perda, extravio ou inutilização dos livros fiscais, o contribuinte deve tomar as seguintes providências abaixo: 1 – Efetuar a imediata publicação da ocorrência em jornal de circulação em todo o Estado do Rio de Janeiro e no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. 2 – Comunicar por escrito à repartição fiscal de sua Leia mais… »